O Brilho da Palavra

O Brilho da Palavra

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

ELE TRANSFORMA PONTO EM VIRGULA!

Uma vez li em uma obra do Monteiro Lobato uma descrição interessante: Os personagens estavam escrevendo um texto e um deles colocou um ponto final na frase. Porém, outro personagem explicou brevemente que a frase poderia ter continuidade e não precisaria ser finalizada bruscamente com um ponto final naquele momento do texto. Então rapidamente eles transformaram aquele ponto final em uma vírgula, fazendo um "rabinho" naquele ponto final e assim o ponto virou virgula!

A virgula é uma pausa para respirar, para ganhar impulso, para ganhar fôlego, para, então, continuar a frase com mais força e significado.

O ponto final numa frase, significa que ela chegou ao fim, que aquela frase não tem motivos para continuar, ela já aconteceu e pronto, acabou.

E quantas e quantas vezes acreditamos que nossa frase está recebendo um ponto final do Escritor?

Mas quero compartilhar algo com vocês:
Será que vocês conseguem se lembrar dos tempos em que íamos para a escola e a professora nos propunha um DITADO?
Lembram-se?
Como funcionava?
Você se lembra?

Ela tinha um texto pronto em suas mãos, mas nós não podíamos ver o que estava escrito em suas anotações. E ela começava falando, uma palavra por vez, às vezes falava mais do que uma palavra por vez, mas nunca ditava o texto de uma vez só. E a gente ficava aflito querendo saber a próxima palavra, saber quando iria acabar e se tínhamos conseguido alcançar o objetivo que ela tinha proposto.

Muitas vezes eu, apressadamente, enfiei ponto final no meio do ditado, mas para minha surpresa, a frase ainda não havia acabado e era necessário transformar meus pontos finais em virgulas. Ou então, apressada que sou, algumas vezes imaginava que já sabia qual seria a próxima palavra e a escrevia, mas, novamente para minha surpresa, a palavra seguinte que era ditada pela professora, era completamente diferente da que eu havia escrito...

Novamente vinha a surpresa e a necessidade de reajustar minha frase, eu precisava apagar a palavra (que apressadamente escrevi, sem esperar a professora ditar) e quando eu finalmente aceitava a palavra que havia sido ditada, eu lia a frase pronta e a admirava.

Assim era no final do ditado, quando eu lia tudo o que eu tinha conseguido escrever. A frase era linda, surpreendente e bem diferente da qual eu havia tentado imaginar no decorrer do ditado.

Paciência.

Uma virtude que todo aluno que está numa atividade de ditado precisa ter em abundancia e também confiança na capacidade daquele que dita, em criar frases maravilhosas.

ELE ainda não finalizou o ditado sobre tua vida. Não se apresse a colocar um ponto final, Ele poderá te surpreender com a próxima palavra!

E se por acaso, de alguma maneira, já existe um ponto final em sua frase, ou em sua vida, acredite, a caneta de Deus pode transformar teu ponto final em uma linda e poderosa vírgula.

As virgulas são muito importantes na construção de uma frase significativa. Tente ler uma frase extensa sem respeitar as virgulas. Você não terá ar para termina-la e provavelmente não terá compreendido o significado real da frase.

Não despreze as virgulas que o Escritor  colocou carinhosamente sobre tuas frases, elas tem um objetivo importante no contexto geral do texto da tua vida.

Ouça com atenção o que Ele tem ditado. Lembro-me que muitas vezes a professora demorava um pouco para ditar a próxima palavra e eu me entediava com a demora e decidia conversar com as amigas do lado. Isso nunca deva certo, afinal, quando eu menos esperava, ela sussurrava a próxima palavra e eu a perdia. E tentava buscar a resposta com as companheiras, mas elas também não sabiam ao certo e costumavam se enganar na hora de repetir a palavra que havia sido ditada.

Quem sabia exatamente a palavra era apenas a professora, que estava com o seu texto pronto em mãos.
Não busque nos colegas ao lado a próxima palavra, eles podem estar tão perdidos quanto você! Busque no seu Mestre, no seu Professor, Aquele que escreveu tua vida num texto perfeito. Busque nEle a próxima palavra de seu ditado. Você irá se surpreender! Aleluia!

Porque: "Aquele que começou a boa obra em você é Fiel para completa-la." Filipenses 1:6

Ou, Aquele que começou o bom ditado sobre ti é fiel para dita-lo até o fim, transformando as palavras, virgulas e pontos, em um texto maravilhosamente belo e surpreendente, bem melhor do que tudo o que havia imaginado antes.

Prepare-se!

Ele irá te surpreender!

CLIQUE E ESCUTE

Boa Semana!

Mari Brilho

2 comentários: